Bem-vindos!

Bem-vindos!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

A IMPORTANCIA DO APOIO FAMILIAR

Posted at  18:19:00  |  in  Mensagens



Ostomizado e o apoio familiar - Amigo Romero

Eu, Mário Romero - Ostomizado



Recomendações aos Familiares, amigos e Paciente - Manual do paciente com câncer.
Caros Familiares e Amigos do Paciente,

Os cuidados do paciente com câncer, vai além de ações puramente físicas (alimentação, medicação e conforto corporal). É importante para que eles se sintam, emocionalmente, apoiados e ouvidos.

Aprendam aprendam a ouvi-los por inteiro, sem interrompê-los. Permitindo que o outro, lave a alma, sempre que sentir necessidade. Um abraço e um beijo sincero, valem por mil palavras de respostas. Mas, se tiver algo a dizer, só fale quando ele terminar o desabafo.

Nos momentos, de calma e serenidade, conversem sobre assuntos agradáveis e de interesse do paciente. Compartilhem bons momentos e boas risadas juntos, sempre que a oportunidade surgir. Apostem na vida, e não, na doença, evitando assuntos como tragédias, violência urbana, fim do mundo, conversas irritantes, etc.

Amigos, devem compreender, que as visitas, não devem tornar-se um fardo, para um paciente hospitalizado, ou para aquele que acaba de receber alta, ou para aquele que está convalescendo de uma cirurgia, ou para aquele que tenha realizado qualquer tipo de tratamento.

Se estiver resfriado, ou saindo de uma gripe, ou com sintomas de que vai ter, telefone, ou mande um cartão. É falta de educação, e consideração visitar alguém, seja ele quem for, quando você estiver com uma doença facilmente contagiosa como a gripe ou resfriado.

Além disso, é importante, para o paciente com câncer, evitar infecções que possam enfraquecê-lo, principalmente, as que podem ser evitadas com uma pitada de bom senso por parte de amigos e familiares.

Familiares devem estar conscientes, de que as queixas de dor ou desconforto do paciente devem ser ouvidas e atendidas. Nunca substime a dor que o outro diz estar sentindo. Além disso, a dor não precisa fazer parte do dia-a-dia do paciente. Fale com o médico em busca de medicações ou procedimentos para que o paciente viva sem dor.

No caso de dor intensa, não espere a próxima consulta, ou o dia seguinte; leve-o ao Pronto Socorro, imediatamente.

Presado Paciente
Nunca deixe de lutar por sua vida, e se um dia, a atitude de algum profissional o decepcionar ou confundir, fale com ele francamente e tente entender que ninguém sabe tudo. Use o bom senso, para avaliar se a relação de confiança é resgatável. Os médicos também estão em processo de adaptação com um novo perfil de paciente, que requisita informações de forma mais criteriosa.

O médico e o paciente são parceiros nesta jornada terapêutica e uma relação baseada em verdadeiros valores humanos, enriquecerá, a experiência de vida de ambos.

Você, também é responsável pelos bons resultados de seu tratamento, e deve fazer a sua parte, seguindo com disciplina e determinação as orientações e cuidados necessários, a cada etapa da terapia. Saiba lutar, com consciencia e respeito, aos esforços daqueles que buscam ajudá-lo.

Lembre-se de procurar amigos, e pessoas que já passaram por situações parecidas. Não se isole em sua dor, buscando compartilhar com amigos e familiares as suas dores, temores e preocupações. A solidariedade existe em benefício também das pessoas que a praticam.

Não sinta vergonha de dizer que está com câncer, mesmo que as pessoas a sua volta, ainda, não saibam que o câncer tem cura. Não deixe que a depressão e o desânimo o derrotem.
Recupere sua identidade espiritual. Revendo suas crenças, alimentando sua alma e a sua fé, através do contato com membros de sua comunidade religiosa.

Lembre-se, não fique só.

-Medite todos os dias.
-Meditar é estar com Deus.
-Olhe uma árovore, pelo menos 30 minutos, todos os dias.
-Cante uma musica, aquela que você mais goste.
-Cante para você mesmo.
-Quando você canta, massageia sua alma

Compartilhar

0 comentários:

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top