Bem-vindos!

Bem-vindos!

domingo, 8 de janeiro de 2017

DICAS E INFORMAÇÕES- 6- IRRIGAÇÃO

Posted at  17:43:00  |  in  Informações

DICAS E INFORMAÇÕES -6
IRRIGAÇÃO INTESTINAL
Não estou preocupado com marcas, mas sim em informar.
A irrigação da colostomia foi desenvolvida no século XVIII e se trata de um procedimento que deve ser prescrito pelo médico. Entretanto, muitos profissionais da área de saúde, atualmente, tem pouco conhecimento sobre esse procedimento e aqueles que o conhecem, muitas vezes, não o recomendam aos seus pacientes, até mesmo devido ao fato do desconhecimento acerca do fornecimento de equipamento específico para sua realização, pela rede pública.
O que é irrigação?
A irrigação é um procedimento mecânico que consiste em uma lavagem intestinal realizada a cada 24, 48 ou 72 horas. O líquido entra no intestino grosso pelo estoma e estimula a eliminação do bolo fecal, promovendo seu esvaziamento.
A finalidade da irrigação é estabelecer um hábito intestinal regular, reduzir a incidência de gases e odor, diminuir ou eliminar a frequência do uso da bolsa coletora de fezes e a incidência de lesões de pele periostoma.
Infelizmente este procedimento não pode ser realizado por todos os ostomizados. Apenas aqueles em que a colostomia estiver localizada no cólon esquerdo (sigmóide ou descendente) terminal, sem complicações, com diâmetro externo do ostoma de 20 a 45mm e projeção protusa de até 25mm é que podem fazer a irrigação. Além disso, é preciso ter condições físicas e clínicas para realizar o procedimento sozinho, sem ajuda externa e hábito intestinal com regularidade e periodicidade de 2 a 3 vezes ao dia.Portanto, os portadores de colostomia confeccionadas no cólon transverso ou ascendente; ostomia no intestino delgado (ileostomia); ou com complicações, como hérnias, prolapso e estenose; doença inflamatória intestinal como Doença de Crohn, retocolite ulcerativa, diarréia; ou que estejam submetido a quimioterapia ou radioterapia não podem fazer a irrigação.
MELHORA EM 95% A QUALIDADE DE VIDA , A ALTO ESTIMA AFLORA, A VIDA SOCIAL, PROFISSIONAL E A SEXUALIDADE RETORNAM, TORNANDO A VIDA DE UM OSTOMIZADO PRATICAMENTE NORMALIZADA.
POREM... EXISTE UMA PARCELA DE PROFISSIONAIS DA SAUDE QUE IGNORAM ESTE BENEFICIO , NÃO INFORMANDO OU POR FALTA DE CONHECIMENTO MESMO, POR ISSO A RECICLAGEM É FUNDAMENTAL.
Mario Romero.
Presidente da AVO
06/01/2017
Nenhum texto alternativo automático disponível.A imagem pode conter: uma ou mais pessoasNenhum texto alternativo automático disponível.

Compartilhar

0 comentários:

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top