Bem-vindos!

Bem-vindos!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

OSTOMIA - PERGUNTAS FREQUENTES

Posted at  18:02:00  |  in  Ostomia

Perguntas Freqüentes

Respondemos algumas das principais dúvidas de ostomizados e familiares. Se tiver alguma pergunta, mande para nós.
Com que freqüência devo trocar meu equipamento?
Essa é uma decisão individual. Entretanto, é recomendável que: Bolsas de Colostomia de uma peça - troque quando os intestinos tiverem funcionado ou quando a bolsa estiver cheia até a metade. Bolsa Drenável de uma peça - pode ser usada por até três dias. Sistema de duas peças com placa - a placa pode ser usada por até três dias.
O que devo usar para limpar meu ostoma?
Água morna limpa e um pano macio de algodão são tudo de que você precisa. Ao banhar-se (imersão ou chuveiro), a bolsa pode ser removida e um sabonete suave pode ser usado. Evite sabonetes que contenham hidratantes e óleos, pois estes podem interferir com a aderência da bolsa ou da placa.
Tenho de pagar pelos meus equipamentos?
Não. O SUS (Sistema Único de Saúde) subsidia totalmente os equipamentos para ostomias e a maioria dos acessórios. A pessoa deve se cadastrar no PAO (Programa de Atendimento ao Ostomizado) em seus Estados e municípios.
Como obtenho meus equipamentos?
Cada Estado tem a sua regulamentação, mas de maneira geral você poderá conseguí-los procurando o Enfermeiro Estomaterapeuta em seu Programa de Atendimento ao Ostomizado-SUS. Ele poderá ajudá-lo nas questões básicas, encaminhando-o para a associação de ostomizados mais próxima, onde complementará a compreensão de sua nova situação.
Como devo guardar meus equipamentos?
Os equipamentos devem ser guardados num local fresco, longe do calor e da luz solar direta. Devem ser usados em rotatividade, isto é, use os mais antigos primeiro.
Posso molhar minha bolsa coletora quando tomar banho?
Sim. É ótimo tomar banho por um curto período usando a sua bolsa ou a placa. A água não reduzirá a aderência da bolsa ou da placa.
Há comidas que eu deva evitar?
Se uma certa comida não lhe fazia bem antes da cirurgia, é bem provável que ela não lhe faça bem depois - evite esses alimentos. Todos somos diferentes e aquilo que é bom para uma pessoa irá causar problemas para outra. Introduza um novo alimento a cada dia e comece com pequenas porções. Ileostomizados devem evitar comidas que não são digeridas, pois estas podem causar bloqueios, por exemplo, frutas secas, casca de batata, cogumelos, cascas de frutas, milho e pipoca.
Posso fazer viagens de longa distância?
Sim. Não há nada que o impeça. Leve seu equipamento na bagagem de mão e também na sua mala, para o caso de parte da bagagem se extraviar. Não se esqueça de cortar suas bolsas e placas antes de sair, pois tesouras serão confiscadas nos aeroportos por medida de segurança. Por segurança, leve consigo duas vezes mais equipamento do que utilizaria normalmente. Acondicione seus equipamentos fora das caixas e embalagens plásticas, desse modo ocuparão a metade do espaço. Se possível, leve um certificado de viagem (em diferentes idiomas), o que poderá ser útil para facilitar a passagem do seu equipamento médico nas alfândegas. Se você estiver visitando um país quente, mantenha seu equipamento em bolsas ou sacolas ventiladas.
Como posso encontrar outras pessoas que têm ostomia?
Pergunte ao seu enfermeiro estomaterapeuta. Ele será capaz de colocá-lo em contato com um grupo de apoio a pacientes em sua área e dizer-lhe em que dia os pacientes se encontram. Ou mesmo em sua associação de ostomizados mais perto. No Brasil, a ABRASO tem listagem de todas as associações filiadas à sua disposição através do site www.abraso.org.br, ou através do e-mail abraso@abraso.org.br.

Compartilhar

Um comentário:

  1. boa tarde faço drenagem a um ano aproximadamente, e ultimamente tem havido escapes , frequentes pois só uso protetores não uso mais bolsa , o que devo fazer o que pode estar acontecendo , não mudei a forma de me alimentar . apenas me alimento de legumes e frutas , castanhas e agua grato

    ResponderExcluir

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top