Bem-vindos!

Bem-vindos!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

OSTOMIA - VIDA NORMAL

Posted at  18:04:00  |  in  Ostomia

Vida Normal

Após a cirurgia, o portador de uma ostomia perde o controle das atividades intestinais. Por este motivo ele precisará usar permanentemente as bolsas coletoras. Este é o único fator que irá mudar na sua vida, com cuidados básicos o ostomizado se adaptará às suas novas atividades normais e poderá levar uma vida normal.
O primeiro passo é passar por consultas e orientações de profissionais especializados que irão identificar quais as bolsas coletoras e outros produtos que se adequam ao seu caso. Após a definição do produto, o paciente passará por consultas de orientação para aprender a lidar com a bolsa, fazer a troca e a higienização adequada do lugar do estoma.
Muitos recém-ostomizados se preocupam com a questão social, acreditando que a bolsa será aparente e que as pessoas perceberão a sua existência. Entretanto, na maioria dos casos, isto não ocorre, a pessoa poderá continuar usando as mesma roupas que usavam anteriormente.
Existem outras preocupações: os cheiros, os ruídos, a reintegração social e profissional, as freqüentes idas ao banheiro, o tratamento da pele à volta do estoma e até mesmo a atividade sexual. Todas elas são legítimas, mas, superado o choque inicial, a maioria dos colostomizados volta às atividades normais, tomando os devidos cuidados de higiene e utilizando materiais adequados. Aos poucos, a pessoa poderá retomar todas as suas atividades, inclusive trabalhar, passear, viajar.
Alguns cuidados que o ostomizado deve ter:

evitar:

- carregar peso excessivo;
- praticar esportes que exijam muito esforço;
- cintos, fivelas ou outros artigos que comprimam o estoma.

hábitos alimentares:

- evitar alimentos que produzam gazes e/ou odores fortes;
- consumir legumes, frutas e beber muito líquido;
- mastigar bem os alimentos.

higiene:

- lavar a pele ao redor do estoma delicadamente, com um sabonete neutro;
- observar o estoma com regularidade: a pele à sua volta deve estar úmida, lisa, de cor avermelhada, livre de coceiras e/ou feridas;
- caso não esteja normal, procurar atendimento especializado.

Compartilhar

0 comentários:

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top