Prevenção:
As pessoas que sofreram um episódio de colite pseudomembranosa devem levar em conta os riscos e os benefícios antes da futura ingestão de antibióticosNomes alternativos:
colite associada a antibióticos; colite pseudomembranosa; colite necrosante.
Definição:
Condição grave do cólon que resulta na morte do tecido local (necrose), resultante de uma complicação da terapia com antibióticos.Causas, incidência e fatores de risco:
Quase todos os antibióticos podem causar essa condição. O Clostridium difficile, presente normalmente no intestino de 10% da população, cresce excessivamente na presença de antibióticos, e as bactérias liberam uma toxina poderosa que é responsável pelos sintomas. O revestimento (mucosa) do cólon fica exposto e causa hemorragia. Os fatores de risco são a utilização de antibióticos e antecedentes de colite pseudomembranosa. A incidência é de 1 em cada 1000 pessoas.A ampicilina é o antibiótico mais utilizado nas crianças para o tratamento dessa doença. A colite pseudomembranosa é rara em bebês com menos de 12 meses devido à proteção oferecida pela presença dos anticorpos maternos.
Sintomas:
- diarréia liqüefeita
- urgência para defecar
- cólicas abdominais
- febre baixa
Sinais e exames:
Um dos seguintes exames (ou ambos) poderá confirmar o distúrbio:- cultura das fezes positiva para a toxina C. difficile
- colonoscopia revelando colite pseudomembranosa.
Tratamento:
Devem ser suspensos os antibióticos que causaram a condição. Recomenda-se iniciar uma terapia com metranidazol ou vancomicina. Indica-se um tratamento que consiste na reidratação com soluções eletrolíticas orais ou uma terapia intravenosa que repõe os líquidos perdidos na diarréia.
Expectativas (prognóstico):
Os resultados normalmente são bons, não apresentando complicações.
Complicações:
- perfuração (orifício) do cólon
- desidratação por desequilíbrio eletrolítico
- megacólon tóxico.
Solicitação de assistência médica:
Solicite assistência médica se houver diarréia persistente ou sangue nas fezes após a ingestão de antibióticos.
Solicite assistência médica se houver dor abdominal forte, desidratação (pele seca, boca seca, olhos vidrados, fontanelas afundadas em bebês, pulso acelerado, confusão, cansaço excessivo) ou se novos sintomas se desenvolverem.Prevenção:
As pessoas que sofreram um episódio de colite pseudomembranosa devem levar em conta os riscos e os benefícios antes da futura ingestão de antibióticos
![]() |
Adicionar legenda |
0 comentários: