Bem-vindos!

Bem-vindos!

sábado, 5 de março de 2011

QUANDO SOMOS IGUAIS...SEM HIPOCRISIA

Posted at  17:35:00  |  in  Depoimento

Nesta caminhada como ostomizado , onde enfrentei muitos preconceitos sociais por falta de informação , pois quando me deram alta hospitalar, nem a enfermeira sabia como colocar uma bolsa no meu abdomen, recortou errado, perfurou a bolsa, enfim, uma humilhação que superei porque sabia que o mais importante era estar vivo. Foram meses de recolhimento em minha residencia, ninguem para me orientar, não tinha nenhuma informação referente aos cuidados com o estoma, mas superava as dificuldades pois no meu interior havia uma força muito grande que me impulsionava para frente. Durante meu tratamento de quimioterapia , meu médico cirurgião me direcionou para um posto de saude chamado ARE- Ambulatorio Regional de Especialidades localizado em Taubaté, onde foi feito uma avaliação pela Enfermeira Estomaterapeuta , que me deu informações sobre os cuidados, mas como a teoria difere da pratica, aprendi vivendo o estoma no seu dia a dia, com todas a decepções e surpresas que somente uma pessoa ostomizada sabe.
Qual ostomizado que não viveu momentos de desespero ao ver uma bolsa vazar, ao derramar todo conteudo no chão, nas roupas, onde no momento a vontade era de sumir, desaparecer, de desistir. Mas as forças eram novamente recompostas e teimosamente continuar. Foram muitos anos de lutas, lutar contra a ostomia, contra sua maneira de viver que mudou radicalmente, contra suas limitações sociais, contra os preconceitos que existe sim, quem disser o contrario é hipócrita, pois os que vivem a ostomia sabe onde e quando o preconceito é aplicado em nossa vida.
Então, hoje, como  Presidente da AVO-Associação Valeparaibana de Ostomizados, procuro ajudar aqueles que chegam a essa nova vida, pois não posso admitir que um ostomizado chegue em sua residencia sem informações, pois o que vivi me dá o direito de aplicar minha experiencia para amenizar suas dificuldades e, principalmente em esclarecer aos familiares que a participação deles é de fundamental importancia nesta nova vida do paciente. Acreditem, fui muito combatido em ajudar os meus irmãos ostomizados, fui humilhado perante a muitos estudantes de enfermagem, mas não desisti e hoje sou solicitado para atender os novos ostomizados em suas residencias. Aqui começa o que de mais lindo aprendi nesta caminhada, pois ao atender um ostomizado de classe social bem baixa, como ao atender  um ostomizado de classe social alta, todos, quando deitados em seus leitos são identicos, o que sai do estoma de um , sai do outro, as dermatites são iguais,  a impotencia perante ao momento são iguais junto aos familiares, a falta de conhecimento , a falta de informação, o medo do desconhecido, enfim, neste momento, visualizo o sêr-humano por um angulo que jamais esquecerei, o da igualdade, pois fora da ostomia as diferenças são escandalosas. Acredito que precisamos olhar com carinho nosso semelhante, pois, um dia poderão ser iguais tambem, dai, tudo recomeça.

Mario Romero
Presidente da AVO

Compartilhar

0 comentários:

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top