Bem-vindos!

Bem-vindos!

domingo, 11 de setembro de 2011

SENTIMENTOS E SEXUALIDADE

Posted at  17:47:00  |  in  Orientações


QUALQUER PESSOA QUE SE SUBMETE A UMA OSTOMIA ENFRENTA, INICIALMENTE, ALGUMAS DIFICULDADES.  ENTRETANTO, A MAIORIA DELAS PODE SER RESOLVIDA OU DIMINUIDA AO LONGO DO TEMPO.

QUE SENTIMENTOS PODEM APARECER NESSE PERIODO?
 Sentimentos de revolta, medo, insegurança, tristeza,depressão, dentre outros.  Cada pessoa reage de uma maneira e precisa de um tempo para entender e aceitar o que está acontecendo. Esse pode ser um momento de rever seus valores, sua atitude diante dos problemas, de sua familia, enfim, uma nova maneira de ver a VIDA!  Voce deve buscar ajuda, fazer o que lhe dá prazer, valorizar os sentimentos das pessoas proximas a voce, que se desdobram em cuidados, carinho, preocupação e atenção.

COMO DIMINUUIR O MEDO?
Busque informações sobre tudo o que está acontecendo. Divida com sua familia, com os amigos e com a equipe de saúde os seus sentimentos. Não se isole, procure grupos de apoio, como as ASSOCIAÇÕES DE OSTOMIZADOS, grupos religiosos e outros. Enfim, mantenha uma atitude positiva diante da vida.

COMO AGIR DIANTE DESSA NOVA CONDIÇÃO?
Voce continua sendo quem sempre foi. As pessoas de seu convivio não ficam pensando o tempo todo no seu estoma, portanto não faça isso tambem. Não fique preso com manias de limpeza , achando que para estar limpo é necessario fazer a higiene da bolsa a todo momento. Não crie hábitos desnecessarios; haja naturalmente.

COMO E QUANDO REASSUMIR A VIDA SEXUAL?
Procure lembrar-se de como a sexualidade era exercida ANTES da cirurgia, pois, mesmo que alguma alteração na função sexual tenha ocorrido, sua sexualidade continuará presente. Converse com seu (sua) parceiro (a) sobre as mudanças em seu corpo. Não tenha pressa para reiniciar suas relações sexuais.

O HOMEM PODE APRESENTAR PROBLEMAS NA EREÇÃO?
A dificuldade de ereção pode ter duas causas.
A primeira, de fundo emocional, é quando o homem tem muito medo de falhar durante a relação sexual, acha que a companheira não o deseja mais, que deixou de ser atraente ou simplesmente não sente desejo sexual. Essas dificuldades podem ser resolvidas em conversas com a parceira, com outros ostomizados que já superaram esse problema ou com os profissionais da equipe de saude.
A segunda causa pode ser consequencia da cirurgia ou da radioterapia. Nas cirurgias abdominais de grande porte, como a amputação de reto, existe o risco de lesão nos nervos e vasos sanguineos, o que atrapalha a ereção e a ejaculação. Esse comprometimento pode ser temporário ou definitivo. Se voce tiver problemas de ereção, deve consultar seu médico, pois existem varios tratamentos disponiveis.

AS MULHERES PODEM AAPRESENTAR PROBLEMAS NO RELACIONAMMENTO SEXUAL?
As mulheres ostomizadas podem ter dificuldades na relaçao sexual por causa do tipo de cirurgia realizada ou pela radioterapia. Algumas tem receio de sentir dor durante a penetração, de perder  a sensibilidade erótica, de faltar lubrificação vaginal, impedindo-a de desfrutar prazerozamente desse momento. É importante lembrar que o principal fator de excitação é o psicologico. Converse com seu parceiro, exponha seus medos e dificuldades, pois juntos é mais facil solucioná-los. Em caso de duvida, consulte um ginocologista ou algum membro da equipe de saude.

COMO POSSO SUPERAR AS DIFICULDADES NA RETOMADA DA ATIVIDADE SEXUAL?
O medo de sentir dor ou machucar o estoma, de estourar ou decolar a bolsa pode dificultar a relação sexual. Algumas dicas podem ajudar:
* Namore como antes, faça caricias. Atividade sexual não é somente o contato genital. Com isso, o prazer, os limites e a satisfação no relacionammento sexual podem ser redescobertos.
* Tome a iniciativa na hora de ter as relações sexuais.
* Converse com seu (sua) parceiro(a) sobre o que pode ser estimulante para voce, como assistir a um filme erótico, ler livros e revistas que tratem do assunto, fazer um programa diferente, enfim,use a imaginação.
* Fale tambem sobre a falta de controle na saide de afluentes (fezes e urina) e ruidos (gases) . Caso isso ocorra, mantenha o bom humor.
* Esvazie a bolsa se for drenavel, certiifique-se que a presilha esteja bem fechada e a bolsa bem aderida a pele. Se usasr a bolsa fechada, troque-a por uma nova.
* Dobre a bolsa e prenda a parte inferior com fita adesiva para diminuir-lhe o tamanho ou utilize as de tamanho menor, fechadas e com filtro para eliminação dos gases sem odor, como tambem os chamados protetores para estoma ou oclusores (no caso de colostomia).
* Diminua a ingestão de liquidos algumas horas antes da relação, se urostomizado; assim, diminuirá o volume de urina na bolsa.
* Use bolsas opacas (plastico não transparente) ou capas para as bolsas confeccionadas em tecidos coloridos, que combinem com as camisolas ou pijamas e podem oferecer maior discrição.
* Use peças intimas que disfarcem a presença da bolsa, ou uma camiseta que a cubra, pois , assim, não sentirão o contato e o barulho do plastico da bolsa na pele.
*Procurem posições durante a relação sexual que proporcionem maior conforto. Geralmente quando o(a) ostomizado(a) fica por cima do (a) parceiro(a) tem mais mobilidade, controla melhor o corpo e fica mais a vontade.
* Procure conversar com o médico ou com o enfermeiro, caso voce e seu parceiro ainda estejam inseguros, com medo de machucar o estoma de maneira geral, porem o contato intimo não tem força para ferir o estoma.
* Casais que mantinham relações anais não devem usar o estoma para penetração, pois pode haver rompimento dos pontos.

E QUEM NÃO TEM UM (A) PARCEIRO (A), COMO FAZER PARA COMEÇAR UM NAMORO?
Se voce ainda não tem um relacionamento estável, mas pretende ter, trate esse assunto com sincera naturalidade. Veja o melhor momento de contar ao companheiro que voce é uma pessoa ostomizada e que usa uma bolsa coletora. Embora seja um tanto constrangedor iniciar esse assunto, é interessante que voce se prepare para esta conversa já no inicio do relacionamento para não ser pego desprevenido e ter de improvisar. É importante que seu (sua) parceiro(a) saiba de sua situação antes de partirem para caricias mais intimas, evitando uma situação delicada , quandoas reações não podem ser previstas. Ao  falar abertamente sobre todo o processo que o levou a esta condição, as duvidas e receios podem ser esclarecidos, possibilitando um relacionamento firmado na confiança , no amor e companheirismo. Não se esqueça de que pessoas sem estomas tambem sofrem rejeições e que, as vezes, o relacionammento não dá certo anters mesmo de falar sobre o assunto.
O mais importante é saber que na retomada da vida sexual deve-se estar aberto a outras possibilidade, e dar-se a chance de tentar fazer coisas conhecidas de outro jeito. Não tenha medode errar ou de falhar. Seus problemas são importantes e voce deve procurar soluções para eles até alcançar satisfação e alegria de viver. Uma das necessidades básicas das pessoas é receber e dar carinho, amor, amizade e companheirismo. Não existe,portanto, impedimentos para que voce tenha uma vida sexual satisfatória com a presença do estoma; basta aprender a conviver com a situação.

Manualde Orientação da COLOPLAST

Compartilhar

0 comentários:

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top