Bem-vindos!

Bem-vindos!

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

UMA PEQUENA PARTE DA REALIDADE DO OSTOMIZADO

Posted at  17:24:00  |  in  INFORMAÇÃO

O que este texto descreve, é de inteira responsabilidade do autor, e pensamento e posição de quem vive ostomizado a 9 anos e que já viu e ouviu muito sobre a ostomia, seus beneficios, dificuldades e traumas emocionais.

Sei que muito se tem falado , divulgado na net, comentado pelas autoridades da saude, pelos doutores proctologistas, pelas enfermeiras estomaterapeutas, pelas professoras de enfermagem etc, etc, etc. Mas, ainda temos uma grande parcela da população brasileira, acredito que 80%, sem acesso , sem conhecimento sobre a ostomia, sobre as causas e efeitos.    Isso acontece porque nossas autoridades da saude não tem interesse em promover campanhas sobre prevenção de câncer de intestino, coisa que nestes 9anos de ostomizado não vi e nao presenciei. Fala-se muito sobre os personagens publicos que estão lutando contra o câncer, mostram seu dia a dia, promovem pela imprensa um marketing fabuloso, somente para aumentar a audiencia, somente interesse financeiros e enquanto isso, os Josés, Paulos, Pedros, Marias etc... desconhecidos , cidadãos simples e comuns, lutam contra a falta de atendimento, de tratamento e morrem anonimos vencidos pelo câncer. Acredito que devemos dar um basta a esta hipocrisia, devemos unir nossas forças e exigir dos senhores donos do poder, um tratamento digno aos brasileiros nao ilustres, aos comuns que lutam para sobreviver, que pagam seus impostos e que quando precisam , são colocados numa fila desgraçada de longa para conseguir um exame que possa diagnosticar um câncer, e depois noutra fila para iniciar seu tratamento, que muitas vezes nunca chega a acontecer, sucumbem antes.
Chega de mentiras, quantos hospitais neste Brasil, fornecem alta aos pacientes ostomizados sem uma orientação, saem sem saber o que fazer, quem procurar, como conseguir seu  material de ostomia, e aí, vivem escondidos, humilhados, socialmente destruidos, a familia desesperada, muitas vezes comprando o material de ostomia em lojas especializadas por um preço vergonhoso, porque?
POrque o ostomizado é uma parcela da população que nao interessa as nossas autoridades, e olhem que tivemos um vice-presidente ostomizado, um Governador ostomizado, mas, nem divulgaram.
Como presidente da AVO-Associação Valeparaibana de Ostomizados em Taubaté-SP, para divulgar a ostomia na minha cidade, tive que enviar um oficio ao secretario da saude,pedindo autorização para distribuir folder, para afixar cartazes  informativos e não autorizaram que colocasse o logomarca da Secretaria da Saude,porque? 
Entao, como fazer para modificar esta postura descriminatoria sobre a ostomia, como fazer para promover campanhas preventivas sobre o câncer de intestino, como fazer para que a pessoa ostomizada saia do hospital orientada por uma enfermeira estomaterapeuta e que tem direitos atravez de leis que lhe garante receber seu material gratuitamente, como fazer para que, nós ostomizados sejamos tratados com dignidade e esclarecidos atravez de material informativo fornecidos pelos orgãos da saude( hoje quem divulga e fornece material informativo são as associações de ostomizados).
PODEREMOS MUDAR ESTE QUADRO, NESTE ANO DE 2012, COMO?
TEREMOS ELEIÇÕES , ENTÃO PROCURE SEU CANDIDATO E EXIGA DELE UM COMPROMISSO COM OS OSTOMIZADOS, COM A SAUDE , COM O COMBATE AO CÂNCER, COM O TRATAMENTO DIGNO PARA O PACIENTE ONCOLOGICO.
FAÇA SUA PARTE.
Mario Romero
Presidente da AVO
Associação Valeparaibana de Ostomizados

Compartilhar

0 comentários:

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top