Bem-vindos!

Bem-vindos!

sábado, 9 de junho de 2012

ANGIODISPLASIAS

Posted at  19:16:00  |  in  Angiodisplasias



ANGIODISPLASIAS

4.1 - O QUE SÃO ANGIODISPLASIAS?


As angiodisplasias localizadas no cólon são lesões vasculares ectasiadas, de etiologia degenerativa, associadas com a idade, resultantes da dilatação das veias da submucosa e produzidas por dificuldade do fluxo sangüíneo através da camada muscular da parede cólica. Baseado em estudos colonoscópicos para diversas indicações, sua incidência varia de 0,2 a 6,2%.


Angiodisplasias


4.2 - QUAIS SÃO OS SINTOMAS DAS ANGIODISPLASIAS?


Essas lesões são hoje consideradas as causas mais prováveis de sangramento cólico na idade avançada e, a natureza e a intensidade do sangramento variam, até num mesmo paciente, desde enterorragia franca até melena ou sangue oculto nas fezes. Esses aspectos refletem a variedade da fonte de sangramento, que pode originar-se em capilares, vênulas ou em comunicações arteriovenosas, sendo intermitente na maioria das vezes.

4.3 - COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DAS ANGIODISPLASIAS?

A arteriografia seletiva das mesentéricas e a colonoscopia contribuíram muito para o diagnóstico mais apropriado dessa patologia. A colonoscopia, particularmente, permite planejar o tratamento a ser empregado, realizar o tratamento em algumas circunstâncias e controlar os resultados do tratamento empregado. Além disso, tem um valor adicional para o diagnóstico e o tratamento de doenças concomitantes como as neoplasias, os pólipos e a doença diverticular, comuns na mesma faixa etária.

4.4 - QUAL A LOCALIZAÇÃO DAS ANGIODISPLASIAS DO CÓLON?

Inicialmente, acreditava-se que as lesões angiodisplásicas localizavam-se sempre no cólon direito. Entretanto, vem sendo descrito maior número de casos de lesões localizadas no cólon esquerdo devido, provavelmente, à maior experiência dos endoscopistas como, também, ao advento de aparelhos mais modernos, com alta definição de imagens.

4.5 - UMA ANGIODISPLASIA DIAGNOSTICADA A COLONOSCOPIA DEVE SER TRATADA ENDOSCOPICAMENTE?

Cada paciente requer um procedimento individual baseado na severidade do sangramento e na recorrência dos sintomas, já que 80% dos sangramentos originados em angiodisplasia cessa espontaneamente, mas recidiva em 25% das vezes. Desse modo, o achado de uma lesão ectasiada não sangrando durante a colonoscopia, não requer tratamento por via endoscópica, a não ser em paciente que tenha sangramento de repetição, sem outra fonte evidente de perda sangüínea e que tenha contra-indicação de realizar um tratamento cirúrgico. Em outras palavras, tendo em vista o alto índice de recidiva do sangramento, à natureza multifocal das lesões e à probabilidade de desenvolvimento de novas lesões, o tratamento endoscópico do paciente com angiodisplasias sangrantes de repetição não parece ser o mais indicado. Nesses casos a indicação cirúrgica se impõe.

SOMOS FILIADO A ABRASO
Associacao Brasileira de Ostomizados

Compartilhar

0 comentários:

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top