Bem-vindos!

Bem-vindos!

sábado, 9 de junho de 2012

A COLONOSCOPIA NA CRIANÇA

Posted at  19:27:00  |  in  Informações



A COLONOSCOPIA PODE SER REALIZADA EM CRIANÇAS?
A colonoscopia firmou-se como método adequado e seguro para o diagnóstico, controle evolutivo e tratamento das afecções colo-retais na criança, quer as que provocam hemorragia quer as de caráter inflamatório.
Os locais e as causas das hemorragias, bem como o tipo, a extensão e a intensidade das colopatias inflamatórias têm sido satisfatoriamente esclarecidos. Além disso, sob o ponto de vista terapêutico, a polipectomia endoscópica praticamente substituiu a cirurgia, o que implicou em acentuada diminuição da morbidade e mortalidade.
Assim, o exame endoscópico do cólon permite um diagnóstico rápido e, na maioria das vezes, definitivo da etiologia do sangramento, sendo possível o seu tratamento com uma única e primeira intervenção.
A colonoscopia é, ainda, uma boa opção para a confirmação diagnóstica da hiperplasia nodular linfóide, assim como, para o tratamento da polipose juvenil do cólon, por meio de ressecções seriadas dos diversos pólipos hamartomatosos que caracterizam essa doença.


Ponta do colonoscópio
vista por transiluminação



Polipose juvenil

Pólipos juvenis ressecados por colonoscopia



...................................................................................................................................

QUAIS OS CUIDADOS ESPECIAIS PARA A REALIZAÇÃO DE COLONOSCOPIA NA INFÂNCIA?


Vale salientar que não há nenhuma dificuldade para realizar o exame colonoscópico com o aparelho de adulto. Os procedimentos têm a duração média de 30 minutos e são realizados numa sala apropriada do serviço de endoscopia do hospital, sob sedação feita por um anestesista. Em seguida, a criança retorna para um quarto de repouso e recebe alta poucas horas depois.


...................................................................................................................................

A COLONOSCOPIA EM CRIANÇAS É PERIGOSA?


As complicações decorrentes da colonoscopia e da polipectomia em crianças são raras quando realizadas por profissional experiente e especialmente treinado. No entanto, é importante enfatizar que a colonoscopia nessa faixa etária deve ser realizada com um cuidado maior do que no adulto uma vez que a parede cólica nessa faixa etária é mais fina. Esses aspectos, associados com os modernos equipamentos utilizados, tornam esses métodos simples e seguros.



Copyright © 2000. Colonoscopia - Todos os Direitos Reservados.
por João Elias Calache Neto
 
SOMOS FILIADO A ABRASO
Associacao Brasileira de Ostomizados
 

Compartilhar

0 comentários:

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top