Bem-vindos!

Bem-vindos!

sábado, 9 de junho de 2012

HEMORRAGIAS INTESTINAIS

Posted at  19:21:00  |  in  Informações




HEMORRAGIAS INTESTINAIS
6.1 - A COLONOSCOPIA PODE SER USADA PARA ESTANCAR UM SANGRAMENTO DE ORIGEM COLÔNICA?
Sim. Os métodos de hemostasia cólica mais difundidos e utilizados por colonoscopia são aqueles que utilizam fonte de energia térmica, dos quais destacam-se a eletrocoagulação mono e bipolar, a sonda de aquecedor e a fotocoagulação pelo raio Laser. Pode-se, também, utilizar substâncias hemostáticas injetadas na submucosa do local de sangramento. Todos esses procedimentos requerem cuidados especiais, particularmente, nas lesões localizadas no segmento direito do cólon, no qual a parede é mais fina e, portanto, apresenta maior risco de perfuração.


Divertículo com sangramento ativo


6.2 - QUAL O PAPEL DA COLONOSCOPIA NOS PACIENTES COM SANGRAMENTO DIGESTIVO BAIXO INTENSO?


Atualmente, as duas principais causas de sangramento digestivo baixo intenso, na idade avançada, são as doenças diverticulares e as angiodisplasias, com tendência a se considerar estas últimas como as mais importantes. Assim, após afastar o trato digestivo alto como o local da fonte do sangramento exteriorizado pelo reto, a colonoscopia constitui-se num dos principais progressos no diagnóstico de condições patológicas do cólon potencialmente hemorrágicas. Ela estende o campo de exame a todo o cólon, permitindo identificar as lesões que não podem ser observadas por outros métodos, a ponto de crescer a tendência de se iniciar a investigação da causa desse sangramento pelo exame endoscópico do cólon.


Sangramento intenso

Sangramento digstivo alto
exteriorização pela válvula íleo-cecal


6.3 - A COLONOSCOPIA SEMPRE FAZ O DIAGNÓSTICO DA CAUSA DA ENTERORRAGIA MACIÇA?


Era de se esperar que a colonoscopia, durante um episódio de sangramento maciço, pudesse esclarecer a fonte na maioria dos casos. No entanto, a complexidade técnica desse procedimento nessas circunstâncias é muito grande, fazendo com que a maioria dos endoscopistas seja relutante em fazê-la, principalmente pela visibilidade prejudicada e pelo receio de perfuração.
Contudo, nas mãos de profissionais experientes, com a devida cautela, paciência, perseverança e determinação, avançando apenas sob visão direta para não provocar nenhuma lesão iatrogênica, a colonoscopia tornou-se um método diagnóstico eficaz, fornecendo informações valiosas ao redor de 75% dos casos. Esses índices são maiores quando o exame for realizado num período quiescente entre os sangramentos ou o exame for realizado após o preparo do cólon com Manitol a 10%.


6.4 - QUAIS SÃO OS ESTÍGMAS ENDOSCÓPICOS DE CERTEZA DA CAUSA D0 SANGRAMENTO?

O achado de uma lesão que não esteja sangrando ativamente é um dado importante, embora possa não ser a fonte do sangramento. Para o diagnóstico endoscópico exato da fonte de sangramento, alguns critérios devem ser adotados: 1) presença de uma lesão com o sangramento ativo; 2) presença de coágulo aderente à lesão, com sangue fresco ao redor; 3) presença do coto vascular, com ou sem sangramento ativo.


Divertículo tamponado por coágulo

Colite actínica com sangramento difuso


SOMOS FILIADO A ABRASO
Associacao Brasileira de Ostomizados

Compartilhar

0 comentários:

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top