Bem-vindos!

Bem-vindos!

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

O QUE É NEFROSTOMIA

Posted at  20:10:00  |  in  

NEFROSTOMIA
Nefrostomia é um procedimento cirúrgico minimamente invasivo, realizado por radiologistas intervencionistas, que consiste na criação de uma comunicação entre o sistema urinário (fig.1) e o meio externo, através de uma incisão mínima na região dorsal do paciente.
É indicado nos casos em que há uma obstrução no trajeto da urina do rim até a uretra, levando a uma dilatação do sistema coletor renal. Esta dilatação é conhecida como hidronefrose (fig.2) que cronicamente leva a insuficiência renal e aumenta significativamente o risco de se desenvolver uma infecção urinária grave. As principais causas de hidronefrose são cálculos urinários, tumores do trato gênito-urinário e malformações congênitas.
O procedimento é guiado por imagem em tempo real (raios X e ultrassom) para o implante de um cateter comunicando o rim obstruído com uma bolsa coletora de urina.
Atualmente existem bolsas coletoras discretas que são fixadas na cintura dos pacientes sob a roupa, melhorando a qualidade de vida e evitando constrangimentos.
Em algumas situações, é possível a ultrapassagem da área de obstrução com o uso de fio guia e cateteres especiais, permitindo a implantação de um cateter Duplo J, que nada mais é que um cateter que possui uma extremidade que é posicionada no rim e outra na bexiga, fazendo assim uma drenagem interna da urina, permitindo que a urina volte a ser eliminada de maneira fisiológica (fig.5 e 6).
As complicações mais comuns do procedimento são a hematúria (sangue presente na urina) e dor que, na maioria das vezes, são auto-limitadas desaparecendo em 24 a 48 horas. O tempo de internação hospitalar necessário é geralmente de um dia, podendo em alguns casos selecionados, ser realizado de maneira ambulatorial.

Compartilhar

0 comentários:

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top