Bem-vindos!

Bem-vindos!

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

CROHN- ESTAGIOS DE ACEITAÇÃO

Posted at  18:22:00  |  in  

CROHN - ESTÁGIOS DE ACEITAÇÃO
Portadores da doença de Crohn e Colite Ulcerativa sabem o quanto foi difícil aceitar e entender o diagnóstico de uma doença que estará presente para o resto da vida. Quando se tem um resfriado ou alguma torção de braço por exemplo sabemos que há dor, mas que com o tempo a cura virá.
Com a doença inflamatória intestinal não é bem assim. Sabe-se que a remissão virá, e pode-se até mesmo passar um bom tempo sem ter nenhum sintoma, mas mais cedo ou mais tarde algo irá acontencer. Não tem como prever, às vezes até é possível evitar controlando a dieta, fazendo exercícios e talvez até mesmo com o uso de medicina alternativa.
O certo mesmo é que, como foi dito nesse vídeo, a esperança tem que sempre caminhar junto, pois mesmo quando a doença esta ativa é ela quem o/a dará forças para continuar. E sempre voltará ao normal, mesmo que o normal seja um pouco diferente do que você estava acostumado(a).
Por isso hoje falaremos sobre como lidar com o diagnóstico.
Não importa qual doença seja, a recepção do diagnóstico de uma doença crônica é bem parecido para todos. Sempre há a passagem pelo que chamamos de cinco estágios do luto (da aceitação) – termo cunhado pela psiquiatra Elisabeth Kübler-Rosa.
Os estágios classificados por ela são: negação, raiva e isolamento, negociação ou diálogo, depressão e finalmente aceitação. Não há um tempo certo no qual a pessoa passará por essas fases. Será diferente para cada um. Uns poderão demorar em um dos estágios mais que outros e por aí vai. O mais importante aqui é saber que esses sentimentos são normais e não há motivo para se sentir culpado(a) por estar passando por essas fases até chegar a aceitação.
Lembre-se que apesar de haver várias teorias para tentar explicar o porquê do desenvolvimento da doença de Crohn e colite ulcerativa, ninguém sabe o que realmente causa e não há nada que você poderia ter feito para evitar essas doenças.
Primeiro estágio – Negação
Quando você recebe os resultados de exames você tenta convencer você mesmo que os resultados estão errados ou que o médico o/a está confundindo com outro paciente. Talvez você tentará justificar os resultados dizendo que é só uma infecção alimentar, que passará logo etc. Às vezes você pode até recusar a tomar seus medicamentos, afinal você não está doente.
Negação é um mecanismo de auto-defesa. Nosso cérebro é mais esperto do que parece. Quando algo dito ruim acontece ele pode trabalhar de modo a fazer com que você não reconheça o problema até que ele perceba que você está realmente pronto(a) para lidar com a situação.
Cada pessoa passa por essa fase de forma diferente, alguns nem mesmo passam por essa fase. Mas alguns exemplos seriam:
Você nega que está doente – “Não tenho colite, não pode ser, nunca me senti tão bem!”
Você nega que a doença é grave e pode trazer sequelas se não tratada de acordo – Quando alguém pergunta sobre a doença você responde rapidamente sem se aprofundar e muda de assunto.
Você decide lidar com o diagnóstico em algum momento no futuro – “Tenho milhões de coisas a fazer, depois vou ao médico e converso com ele(a) a respeito dessa doença.”
Lembre-se que doença inflamatória intestinal é uma doença crônica e que pode ter uma progressão lenta ou rápida. Deixar para depois pode vir a ser problemático.

Compartilhar

0 comentários:

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top