POLIPOSE ADENOMATOSA FAMILIAR.
Como o médico diagnostica a polipose adenomatosa familiar?
É possível o diagnóstico pré-sintomático e mesmo pré-natal, por meio de uma amniocentese e amostras das vilosidades coriônicas. O diagnóstico é baseado na história familiar, nos achados clínicos e nos sintomas.
O exame fundamental é a colonoscopia (endoscopia do intestino grosso) e, se possível, o diagnóstico clínico deve ser confirmado pelo teste genético. A endoscopia digestiva alta é necessária para a vigilância do trato gastrointestinal superior, a fim de reduzir o risco de câncer ampular e duodenal.
Quando a polipose adenomatosa é identificada nos membros da família, deve ser realizado o teste genético em todos os parentes de primeiro grau do doente. O diagnóstico diferencial deve ser feito com outras condições médicas assemelhadas que causam múltiplos pólipos, como polipose juvenil familiar, polipose hiperplásica e síndrome de polipose hereditária mista.
O que é colonoscopia?
Colonoscopia é um exame que permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal através de um tubo flexível introduzido pelo ânus, contendo em sua extremidade uma minicâmera de TV que transmite imagens coloridas, podendo ser fotografadas ou gravadas em víde
0 comentários: