O NOVO OSTOMIZADO E A FAMILIA.
Aconteceu repentinamente, nosso familiar passa pelo processo da ostomia, um mundo desconhecido abre as portas e nos vemos desamparados e perdidos, tudo se apresenta estranho, nossas estruturas desabam...e agora?
Estivessemos em um país de primeiro mundo teriamos profissionais nos amparando, nos calçando de informações mas...não, estamos no Brasil e a realidade é cruel, muito cruel.
Vem a alta hospitalar, uma bolsa fixada no abdomen, nossa casa e...tudo começa de um principio angustiante, como cuidar, que faremos, onde adquirir estes materiais, como fazer troca das bolsas, quando fazer e porque...Meu Deus.
Neste momento conhece-se a familia, seus componentes, a força, a união e o amor, sim o amor, pois no horizonte não vemos mais os projetos, desaparecem como num passe de magica.
Não existe super homem, todos fraquejam e alguns até se desesperam, levando de roldão muitos, quebrando sentimentos que vem acompanhados de lagrimas e...noites de insônia.
A ostomia é um procedimento cirurgico que salva vidas, mas ninguem está pensando nisso agora, agora é como?
O que escrevo é a realidade que acompanho diariamente, o brilho nos olhos perguntando ...me ajude, não sei o que fazer.
Isto é a ostomia , uma planicie nunca explorada, desconhecida e inacessivel, portanto , muito precisa ser feito...PRINCIPALMENTE COM A FAMILIA, a mais afetada pelo desconhecido.
Mario Romero.
Presidente da AVO.
17/02/2017
Presidente da AVO.
17/02/2017

0 comentários: