Bem-vindos!

Bem-vindos!

domingo, 15 de maio de 2011

IRRIGAÇÃO PARA COLOSTOMIZADOS

Posted at  07:38:00  |  in  INFORMAÇÃO

O que é irrigação?

A irrigação é um procedimento mecânico que consiste em uma lavagem intestinal realizada a cada 24, 48 ou 72 horas. O líquido entra no intestino grosso pelo estoma e estimula a eliminação do bolo fecal, promovendo seu esvaziamento.

 A finalidade da irrigação é estabelecer um hábito intestinal regular, reduzir a incidência de gases e odor, diminuir ou eliminar a frequência do uso da bolsa coletora de fezes e a incidência de lesões de pele periostoma.

 Infelizmente este procedimento não pode ser realizado por todos os ostomizados. Apenas aqueles em que a colostomia estiver localizada no cólon esquerdo (sigmóide ou ascendente) terminal, sem complicações, com diâmetro externo do ostoma de 20 a 45mm e projeção protusa de até 25mm é que podem fazer a irrigação. Além disso, é preciso ter condições físicas e clínicas para realizar o procedimento sozinho, sem ajuda externa e hábito intestinal com regularidade e periodicidade de 2 a 3 vezes ao dia.Portanto, os portadores de colostomia confeccionadas no cólon transverso ou ascendente; ostomia no intestino delgado (ileostomia); ou com complicações, como hérnias, prolapso e estenose; doença inflamatória intestinal como Doença de Crohn, retocolite ulcerativa, diarréia; ou que estejam submetido a quimioterapia ou radioterapia não podem fazer a irrigação.


Na fase inicial, a paciência e a motivação são fatores essenciais para se realizar este procedimento. Será necessário realizar o treinamento do intestino todos os dias até que se estabeleça uma freqüência para suas irrigações. Este treinamento demora cerca de uma hora, e é importante que seja feito todos os dias no mesmo horário.


O treinamento ou adaptação pode durar dias ou semanas, até que os resultados apareçam e se possa substituir a bolsa coletora por um sistema oclusor, que consiste em um dispositivo semelhante a um tampão, descartável, flexível, usado para fechar a colostomia e sua extremidade, possibilitando o controle de saída das fezes e dos gases.  


O sistema de irrigação consiste em uma bolsa plástica, graduada, transparente, com um dispositivo regulador da temperatura e tubo conector, acoplado a extremidade cônica maleável e pinça de controle de fluxo de água, manga drenável, transparente para a fixação do anel avulso ou placa protetora e cinto elástico ajustável à manga.


A irrigação tem suas vantagens e desvantagens. O procedimento é vantajoso quanto à capacidade de regular as eliminações, à possibilidade de ingerir uma dieta mais variada, o aumento da confiança, segurança e auto-estima e a facilitação das relações pessoais. Porém apresenta alguns inconvenientes, como ser um processo lento, a possibilidade da persistência da incontinência dos gases, perdas fecais e irritação cutânea, a necessidade de aprendizagem e adaptação do sistema e o seguimento da utilização da bolsa coletora, diferentes tipos de curativos ou obturador, limitação da sua aplicabilidade e sanitário livre para realizar o procedimento com tranqüilidade.


É importante ressaltar que a irrigação só pode ser feita sob orientação médica e treinamento realizado pela enfermeira estomaterapeuta.


Referência:
http://www.ostomizadosecia.com/2008/09/ser-que-posso-fazer-irrigao.html

Compartilhar

0 comentários:

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top