Bem-vindos!

Bem-vindos!

domingo, 8 de maio de 2011

MOMENTOS DE REFLEXÃO - A VIDA E SEUS CAMINHOS

Posted at  15:32:00  |  in  Palavra do Presidente

Eu, Mário Romero Ostomizado

Sofrimento, em decorrência da enfermidade
Quase todos nós, já experimentamos a angústia de receber uma notícia, de que alguém do nosso meio está passando por uma enfermidade muito séria. Ficamos tristes, preocupados e as vezes até entramos em depressão, dependendo do grau de proximidade que esta pessoa representa para nós.

Agora, imagine como fica a pessoa ao estar frente ao médico e ouvir aquelas palavras que entram pelos ouvidos, fere o coração, aprisiona a alma e remete você ao desconhecido.

Eu, como já vivi este momento e como muitos também, temos a experiência e podemos relatar como nossa vida se transformou com a chegada da enfermidade.

O sofrer é um momento que desgasta emocional e fisicamente qualquer ser humano, vai corroendo seus sonhos, minando e enfraquecendo sua esperança, principalmente quando o câncer (meu caso) se aloja no corpo.

Meus dias eram longos, as horas não existiam, apenas momentos, as noites eram negras realmente, a insonia dominava minhas noites, o amanhã não se projetava na minha mente, meus planos foram todos esquecidos, minha luta era pelo agora, pelo hoje, pelo já.

As lembranças dos dias bons, era o que fazia as lágrimas rolarem, mas na realidade era cruel, existia a dor em ver meus familiares tensos, talvez sofresse mais que eu, sentia que procuravam me blindar ( maneira de não deixar que eu soubesse de alguma coisa), me proteger para que meus momentos fossem mais suaves.

Os sofrimentos eram tantos, tinha o sofrimento físico, as cirurgias, químios, rádios e seus efeitos colaterais, tinha o sofrimento da solidão no hospital, mesmo com acompanhante no quarto, me sentia só, porque aquele momento na enfermidade era meu, via nos olhos das pessoas compaixão, ouvia as palavras serem pronunciadas com cautela, e eu, somente eu, sabia que o tempo se encurtava e o tempo era minha esperança.

Existia também uma palavra de quatro letras, o será, será que vou sair daqui, será que vou me curar, será... será... será... e isto, também vai corroendo, a angústia aumenta, a esperança se esvai, como é difícil.

O sofrimento emocional era arrazador, a tendência era abaixar a cabeça, não querer ver as pessoas de frente, falar o menos possível e ouvir, ouvir o canto dos pássaros, ouvir o barulho da chuva, ouvir os ruídos dos enfermeiros e médicos, ouvir os amigos e pensar... pensar em algo que pudesse fortalecer minha vida.

Eu considero o câncer como uma longa estrada, onde apenas sei que esta estrada vai a algum lugar, só não sei onde, mas sei que chegarei ao seu final, talvez veja um grande lago rodeado de árvores, muitos pássaros e flores ou ... mas, sei que não estarei só, pois, meu Deus me carregará nos braços, caso não consiga mais caminhar.

Mário Romero a seu dispor
11/07/2009

Compartilhar

0 comentários:

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top