Bem-vindos!

Bem-vindos!

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Posted at  17:47:00  |  in  

TUMORES DO CANAL ANAL




INTRODUÇÃO
Os tumores do canal anal são neoplasias relativamente raras, mas com aumento da incidência em homens e mulheres nos últimos anos. São mais comuns no sexo feminino (4:1) e estão associados com a infecção pelo HPV em 85% dos casos. Tumores que não possuem relação com esse vírus são mais comuns em pacientes idosos.
As neoplasias da região anal podem se originar do canal anal ou da margem anal. Os sintomas mais comuns são sangramento, dor, sensação de massa, prurido, ou então os pacientes são assintomáticos em até 25% dos casos.
Fatores de risco incluem: comportamento sexual de risco, doenças sexualmente transmissíveis, câncer de colo uterino, doença de Crohn, tabagismo pesado e imunossupressão.
Os principais tumores primários do canal anal são o adenocarcinoma, o carcinoma espinocelular, o carcinoma basocelular, o carcinoma de células claras, o carcinoma de pequenas células, o melanoma e o tumor intraepitelial de células apócrinas (doença de Paget). O canal anal pode ser sede de neoplasias secundárias (metástases), sendo o câncer retal o mais freqüente a se disseminar para o essa região. Outras neoplasias que podem metastizar para o canal anal mais raramente são os tumores de pulmão, mama e rim.
Os tumores do canal anal em geral enviam metástases para reto, linfonodos inguinais superficiais e profundos, fígado e pulmões.
As neoplasias anais podem ser marcadas por colorações imunistoquímicas para citoqueratina, CEA ep53.

ADENOCARCINOMA

Raramente são tumores primários do canal anal. Em geral surgem de glândulas retais da transição entre reto e canal anal. Quando surgem do ânus, têm origem nas glândulas anais ou em duplicações anorretais congênitas. São comuns em pacientes idosos. Possuem curso indolente e se relacionam com história de fístula ou abscesso perianais refratários.
a) Macroscopia: massa gelatinosa e ulcerada.


Adenocarcinoma do Canal Anal. Referência: http://www.cancer-therapy.org/CT5B/HTML/32._Brashears_et_al,%20_261-266%20.d.htm

Compartilhar

0 comentários:

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top