Bem-vindos!

Bem-vindos!

domingo, 22 de janeiro de 2012

DIVERTICULOSE

Posted at  17:39:00  |  in  INFORMAÇÃO

DOENÇA DIVERTICULAR DO CÓLON ( DIVERTICULOSE )



Divertículo é uma cavidade, que se forma na parede dum órgão oco. Os divertículos são frequentes no cólon, mas também se encontram no esófago, no duodeno e, no intestino delgado e no estômago.

Cerca de 50% da população europeia com mais de 50 anos tem divertículos do cólon. É um situação que geralmente não dá origem a sintomas e por isso se prefere a denominação diverticulose em vez de doença diverticular para retirar a esta entidade a noção de doença.



Porque aparecem os divertículos ?:

A razão porque são frequentes os divertículos do cólon, sobretudo na região sigmóide do cólon, depois dos 50 anos de idade, nas pessoas dos países industrializados, não está esclarecida mas, tem-se atribuído o aparecimento dos divertículos aos hábitos alimentares onde a fibra é escassa. Os alimentos mais refinados, sem verduras, sem farelo, que as populações dos países ricos foram introduzindo nos seus hábitos alimentares são muito provavelmente a causa principal do aparecimento dos divertículos. Na Ásia e na África, onde a população faz uma alimentação rica em fibra os divertículos são raros. Pensa-se que o aumento de pressão no cólon, necessária para fazer a propulsão de um volume de fezes, mais pequeno, leva à formação dos divertículos.

Quais os sintomas da diverticulose?:

Muitas vezes é assintomática ou então é acompanhada de prisão de ventre e dor abdominal, com frequência, localizada na parte inferior da metade esquerda do abdómen. Os divertículos são uma possível causa de perda de sangue. Se os divertículos se inflamam dão origem a uma diverticulite que causa dor intensa e febre. A perfuração dum divertículo com formação dum abcesso ou dando origem a uma peritonite, são complicações, pouco frequentes, mas possíveis. A obstrução do intestino como consequência duma doença diverticular é uma complicação rara mas possível.

Como se diagnostica?:

O Clister opaco foi durante décadas o meio de diagnóstico da diverticulose e ainda hoje se utiliza mas, a pouco e pouco vai sendo substituído pelos exames endoscópicos: fibrossigmoidoscopia e colonoscopia. A tomografia axial computorizada - TAC - pode ser útil no estudo das complicações da doença diverticular.

Tratamento:

Se não houver sintomas o médico limita-se a recomendar uma dieta rica em fibra e sossega o doente sobre a benignidade da situação.

As complicações não são frequentes e o prognóstico é bom. Se há obstipação e dor além da dieta rica em fibra o médico recomenda um laxantes de volume.
Nas crises de diverticulite o médico receita antibióticos.
A cirurgia de urgência é necessária nos casos de perfuração ou hemorragia grave. Se repetidas crise de diverticulite causarem uma obstrução do intestino pode haver necessidade de o cirurgião fazer uma colectomia para retirar a zona obstruída.

Compartilhar

0 comentários:

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top