Bem-vindos!

Bem-vindos!

quarta-feira, 28 de março de 2012

CRONICA DE UM OSTOMIZADO ... NAO UMA REVOLTA DE UM OSTOMIZADO

Posted at  17:11:00  |  in  Mensagens


CRONICA DE UM OSTOMIZADO -  SONHOS E PESADELOS



Muito bom, fazemos um exame de colonoscopia  depois de 6 meses  na fila, isso para as pessoas comuns, bem claro, porque as pessoas normais fazem pelo plano de saúde na mesma semana e as pessoas  diferenciadas fazem no mesmo dia. Até ai, tudo bem né, porque os pólipos são iguais, o tumor são todos parecidos, a angustia não é diferente e a sobrevida , sim, a sobrevida, poxa, esta é diferente sim, quem tem recursos, vive, quem não tem, somente Deus pra salvar. Para vocês verem, somos todos iguais perante nossa constituição Federal, elaboradas pelos políticos amigos e queridos, como eu gosto dos políticos, vocês nem imaginam.

Vamos continuar  então... dai você, passa por todo processo( se sobreviver) quimios, rádios, cirurgias e tudo que tiver direito( olha , tive um amigo que não quis esperar e pulou do quinto andar) mas isso não vem ao caso. Dai, as amigas enfermeiras, cuidadosas, carinhosas, com uma paciência que so Deus sabe, cuida da gente, naqueles quartos limpinhos, tudo funcionando, banheiro, chuveiro, remédios, ninguém troca medicamentos, e nem esquecem nada dentro de você durante a cirurgia. Voce sobreviveu a tudo isso e agora faz parte de uma estatística fantástica, mais um portador de câncer que sobreviveu, mais um ostomizado na praça, seja bem vindo amigo, agora começa seu pesadelo.

Primeiro o hospital lhe da aquela tao sonhada alta hospitalar( querem ver você bem longe dali porque tem uma fila danada pra andar)e você todo feliz né, sem poder andar direito, com dores no local da ciururgia, mas tudo bem, vai pra casa, lar doce lar, que saudades do meu cachorro, do meu peixinho, da voz do vizinho gritando com seu filho, que maravilha, que sonho, estou em casa, sobrevivi. Mandam você pra casa e nem lhe indicam quem procurar, onde encontrar seu material de ostomia, como trocar a bolsa, os cuidados, enfim, um ostomizado na cama, e uma família inteira arrebentada, arrazada, desnorteada, fora os odores e as dores, fora as preocupações com a maldita enfermidade, sera que volta, sera que se foi, sera, sera....Tai,  dai, um amigo fica sabendo de você e avisa, olha, la no posto de saúde em tal lugar, e so fazer um cadastro e começar a receber seu material de ostomia, legal, maravilhoso, que governo bonzinho, que pessoas lindas, pensam na gente com tanto carinho que ate ficamos emocionados. Há!  Falta a avaliação da enfermeira estomaterapeuta, aquela pessoa especializada em ostomia, nossa salvadora da pátria, ufa... ate que enfim estou sendo cuidado.Ela mesmo, que determinada pra você ostomizado, qual o melhor material para seu dia a dia ( e olha que ela nunca usou uma bolsa) e determinada para você qual é melhor... (parece que tem algo estranho ai, ou estou enganado)sempre me engano, quem sabe novamente estou enganado. Mas vamos lá, depois de todo este processo, você avaliado como um carro novo, emplacado, faltando apenas amaciar o motor intestinal, isso, o que comer, quando comer, o que faz bem e o que faz mal para um ostomizado, nossa, ate chegar ai, você já teve umas trinta diarreias ou umas vinte obstrução intestinal, e olha que doi esta tal de obstrução. Oba, passamos dessa fase, agora vamos para os ajustes finos. Nasce uma feridinha na pele ao redor do estoma, que legal, agora vamos ao posto de saúde  procurar a enfermeira especializada, nossa, ela não atende na parte da manha, so a tarde e com agendamento, Meus Deus que faco, e minhas feridas que doem tanto, não consigo nem colar a bolsa, vaza tudo, me suja todo, que horror, onde vou... socorro. O estado com toda sua pompa de bom administrador não esta nem ai para você ostomizado, se vira cara, vai buscar ajuda em outro lugar. Entao, ai, entra a Associacao, esta mesma Associacao que as vezes você ate ignora, que não tem valor, mas  que age e luta em prol dos ostomizados, que defende seus interesses e direitos, que aciona a justiça para que você meu irmão ostomizado, deixe de lado seus pesadelos e clame por justiça como eu clamo incensantemente.

Sei que muito teremos que fazer, mas vamos fazer, sei que existem pessoas como eu, que não aceitam a injustiça dos pequeninos e que clamam por uma vida mais digna para nos ostomizados, então, se juntem a nos, todos vocês, ostomizados, familiares e guerreiros, para que possamos juntos derrotar estes homens que mentem e enganam e que não estão preocupados com nossa luta.

VAMOS LUTAR COM SABEDORIA E PACIENCIA, POIS ELES ESTAO ENRAIZADOS, VAMOS DESTRUIR AS RAIZES DOS MENTIROSOS, ASSIM PODEREMOS DERRUBAR O TRONCO ONDE SE ESCONDEM.

obs;  nao me perguntem quem sao, avalie sua vida de ostomizado e tire suas conclusoes.

Mario Romero

28de marco de 2012

Compartilhar

Um comentário:

  1. MARIO.

    TE ADMIRO MUITO,
    COMO HOMEM.
    OSTOMIZADO,
    ENFIM COMO EXEMPLO DE VIDA.

    ResponderExcluir

Sobre nós-Onde estamos-Contatos-Atendimento
Copyright © 2013 AVO - ASSOCIAÇÃO VALEPARAIBANA DE OSTOMIZADOS. Blogger Template by Bloggertheme9
Proudly Powered by Blogger.
back to top